Os pirralhos

baby babies baby growth

quarta-feira, 14 de março de 2007

Parto - Parte 1

No dia 15 de Novembro de 2006 dei entrada no Serviço de Urgência de Obstetrícia do Hospital de Santa Maria, pelas 8h30 da manhã, para induzir o parto da minha menina.
Ainda na urgência, fui atendida por um enfermeiro, que me deu uma bela fatiota (um camisa aberta atrás, de tamanho XXL, quando eu uso o S ou o M, e um robe de igual tamanho! Parecia um espantalho!) e me perguntou se estava rapada (continuam a imperar os métodos medievais!)
Subi para a sala de partos pelas 11h00 da manhã.
Só me começaram a induzir o parto por volta do meio-dia, introduzindo-me dois comprimidos de prostaglandinas nas partes baixas. LOL
Antes disso, uma médica avaliou o estado do colo do útero: continuava muito fechado! Claro que ela tentou forçar! E o toque foi valente! Quase que subia pela cama acima!
Tive contracções muito leves e espaçadas até por volta das 17 horas.
Nessa altura, fizeram-me outro toque, e apenas tinha feito um dedo de dilatação!
Decidiram por-me a ocitocina, para ver se evoluía mais rápido.
Resultado: começei com contracções muito fortes e sem intervalo entre elas.
Uma hora e meia depois já ninguém me podia tocar. o simples aconchegar de lençois que o meu marido tentava fazer-me, porque eu tremia de frio, era insuportável!
Novo toque, pelas 18h30: dois dedos de dilatação! Eu não queria acreditar! Eu não chorava nem gritava, apenas tentava fazer a respiração adequada! (o que até é engraçado, porque eu nunca fui a nenhuma aula de preparação do parto! Mas foi intuitivo!)
Mas as dores eram insuportáveis!
Como trabalho no Serviço de Anestesia de um Hospital de Lisboa, os Anestesistas do Santa Maria foram uma simpatia para mim! É verdade, a bela da santa cunha a funcionar! Mas é só o que funciona neste país!
Os Anestesistas falaram com a Obstetra, e ela autorizou que se fizesse uma impregnação de sufentanil, para as dores abrandarem!
E a verdade é que resultou! Acho que até adormeci.

Sem comentários: