Os pirralhos

baby babies baby growth

sábado, 4 de setembro de 2010

chuchar no dedo

Depois de 6 meses sem chucha e sem outra forma de consolo, começou a chuchar no dedo.

dos 0 aos 4 meses, chuchava na mama sempre que lhe apetecia. Estava comigo em casa, era amamentada em exclusivo, e não pegava na chucha.
Por vezes, fazia birrinhas, mas mamava um bocadinho na mama e passava.
A partir dos 4 meses, até aos 6, ficou com o pai em casa, que, claro, não podia dar mama.
Tivemos muitas dificuldades a habituá-la ao biberon, mas lá se habituou e passou a beber leitinho da mama no biberon, quando eu estava a trabalhar.

De repente, aquando da entrada para a escolinha, descobriu o dedo...

E se, muito sinceramente, não me chateia - NESTE MOMENTO - que ela chuche no dedo, porque é uma forma válida dela se acalmar sozinha, em vez de ir para a cama a chorar até adormecer (aconteceu algumas / várias vezes!); a verdade é que ela mamava 2 ou 3 vezes, ainda, durante a noite.

Agora, põe o dedo na boca e tenta adormecer outra vez.
Mas, como ela só já mamava na mama durante a noite, estamos a caminho do fim da amamaneñtação, o que, muito sinceramente, está a ser muito mais cedo do que eu previa.

1 comentário:

Maria Lavrador disse...

O meu mais novo tem o vicio do dedo e sp q está infeliz ou preocupado lá vai tocar corneta, como eu digo... Enfim, será mais dificil do que tirar a chucha mas nunca se sabe

Um beijinho