Os pirralhos

baby babies baby growth

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

o que eu aprendi como mãe de 3

1. Relaxei mais...

Sem sombra de dúvida. Eu era muito stressadinha com horários,regras, alimentação, sono, roupa, etc...
Bem... ainda, sou... mas muito menos. Agora deixo-os brincar e sujar-se. Antigamente, nem pensar. Ao fim de semana deixo-os ir para a cama um bocadinho mais tarde. De vez em quando lá comem chupas ou gomas.

2. Aprendi a confirar mais na minha intuição.

Deixei de comprar mil e uma revistas de bebés. Deixei de ligar tanto ao que os outros dizem ou fazem, em relação à educação. Passei a confiar mais em mim. E a verdade é que tem resultado. Apesar dos erros e passos atrás, acho que os meus filhos são crianças equilibradas e felizes.
Aprendi também a confiar plenamente na minha capacidade de "alimentar" os meus filhos. Por isso, a Mónica foi amamentada ate aos 14 meses, altura em que deixou de mamar porque quis, e mamou quase exclusivamente até aos 7 meses.

3. aprendi a delegar.

Eu não consigo fazer tudo e chegar a tudo. Não consigo ter a casa totalmente limpa e organizada, a comida feita, as coisas preparadas para o dia seguinte, trabalhar a tempo inteiro, e brincar, ler livros e ver televisão com os meus filhos. Afinal o dia tem apenas 24 horas, e, durante pelo menos 7 eu estou "morta" para o mundo, descansadinha no meu sono de beleza... LOL
O meu marido é um óptimo pai, e faz quase tudo o que eu faço. Partilhamos todas as tarefas.

4. Se um está doente, todos ficarão doentes:

Por mais que se tente isolar uma criança doente, evitar que se beijem e tocam é quase (totalmente!) impossível. como tal, temos mesmo de aceitar que se um ficar constipado, quase de certeza, todos ficarão.

e muito mais...

5 comentários:

Hélia disse...

Também cheguei a todas estas conclusões com o nascimento do 3 :D
Embora como os dois mais velhos apenas tem 12 meses e 2 dias de diferença, tb já tive de delegar, ou então ficava maluquinha!!!
beijos

Mónica disse...

Temos mesmo que chegar a esta "fase de consciêncialização" senão, damos em malucas!!
Beijocas

disse...

eu deixo os meus filhos sujar se,aos fins de semana deitam se mais tarde,eu sento me no chao a brincar com eles e pareço uma autentica criança mas tambem stresso muito porque nao consigo ter a casa sempre arrumada,comer feito,cesto da roupa por passar vazio,etc etc...o meu marido nao ajuda nas tarefas apenas faz o almoço e jantar e nem sempre...e por isso eu sonho com um terceiro filho mas sem mais ajuda nao sei se este sonho se vai realizar um dia...

- Futura mãmã ! disse...

Dao mutiooo trabalhinho ne : D
Beijinho
Me visite e comente, se gostar me siga! :D

Carla Isabel disse...

É isso mesmo!

Bjs