Os pirralhos

baby babies baby growth

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

o que eu aprendi como mãe de 3

1. Relaxei mais...

Sem sombra de dúvida. Eu era muito stressadinha com horários,regras, alimentação, sono, roupa, etc...
Bem... ainda, sou... mas muito menos. Agora deixo-os brincar e sujar-se. Antigamente, nem pensar. Ao fim de semana deixo-os ir para a cama um bocadinho mais tarde. De vez em quando lá comem chupas ou gomas.

2. Aprendi a confirar mais na minha intuição.

Deixei de comprar mil e uma revistas de bebés. Deixei de ligar tanto ao que os outros dizem ou fazem, em relação à educação. Passei a confiar mais em mim. E a verdade é que tem resultado. Apesar dos erros e passos atrás, acho que os meus filhos são crianças equilibradas e felizes.
Aprendi também a confiar plenamente na minha capacidade de "alimentar" os meus filhos. Por isso, a Mónica foi amamentada ate aos 14 meses, altura em que deixou de mamar porque quis, e mamou quase exclusivamente até aos 7 meses.

3. aprendi a delegar.

Eu não consigo fazer tudo e chegar a tudo. Não consigo ter a casa totalmente limpa e organizada, a comida feita, as coisas preparadas para o dia seguinte, trabalhar a tempo inteiro, e brincar, ler livros e ver televisão com os meus filhos. Afinal o dia tem apenas 24 horas, e, durante pelo menos 7 eu estou "morta" para o mundo, descansadinha no meu sono de beleza... LOL
O meu marido é um óptimo pai, e faz quase tudo o que eu faço. Partilhamos todas as tarefas.

4. Se um está doente, todos ficarão doentes:

Por mais que se tente isolar uma criança doente, evitar que se beijem e tocam é quase (totalmente!) impossível. como tal, temos mesmo de aceitar que se um ficar constipado, quase de certeza, todos ficarão.

e muito mais...

5 comentários:

Helia Roberto disse...

Também cheguei a todas estas conclusões com o nascimento do 3 :D
Embora como os dois mais velhos apenas tem 12 meses e 2 dias de diferença, tb já tive de delegar, ou então ficava maluquinha!!!
beijos

Unknown disse...

Temos mesmo que chegar a esta "fase de consciêncialização" senão, damos em malucas!!
Beijocas

disse...

eu deixo os meus filhos sujar se,aos fins de semana deitam se mais tarde,eu sento me no chao a brincar com eles e pareço uma autentica criança mas tambem stresso muito porque nao consigo ter a casa sempre arrumada,comer feito,cesto da roupa por passar vazio,etc etc...o meu marido nao ajuda nas tarefas apenas faz o almoço e jantar e nem sempre...e por isso eu sonho com um terceiro filho mas sem mais ajuda nao sei se este sonho se vai realizar um dia...

Futura mãmã disse...

Dao mutiooo trabalhinho ne : D
Beijinho
Me visite e comente, se gostar me siga! :D

Carla Santos Alves disse...

É isso mesmo!

Bjs