Os pirralhos

baby babies baby growth

quarta-feira, 23 de março de 2011

como são os 3

Quem tem vários filhos sabe do que vou falar... os meus 3 filhos... filhos da mesma mãe e do mesmo pai... com a mesma educação (mais coisa, menos coisa)... são tão diferentes!

A Daniela tem 4 anos e 4 meses. É uma miúda muito mexida. Conversa muito, e, apesar de ter evoluído muito, ainda é trapalhona a falar certas coisas: "pacagaio" "rrafafa (garrafa)" "rumamato (guardanapo)", etc. Está sem em actividade, e é muito curiosa. Pergunta muitas coisas! Não é muito de fazer birras, mas, quando é contrariada, amua e dá gritos (para libertar o stress). Gosta muito de ver desenhos animados deitada no sofá, tapada com uma mantinha. Come de tudo e não é muito esquisita. Não come cogumelos, mas gosta muito de bróculos, cenoura e "couvinhas da horta". não come salada em casa, mas come na escolinha! Adora a sua escola e fazer trabalhos. Aliás, gosta muito de fazer trabalhos em casa. Fala alto, muito alto. e Grita muito, também. Adora cantar e dançar. Na escolinha, tem 2 actividades extracurriculares: musica e ginástica. Adora ir ao cinema e à quinta pedagógica dos Olivais.

O Duarte tem 2 anos e 8 meses. É o meu filho mais calmo e sossegado. Tem uma óptima personalidade e, geralmente, é fácil de lidar. Mas, também é um teimoso de primeira e, quando embirra com alguma coisa, é difícil de "desemperrar"! É um simpático e bem disposto! Tem um sorriso lindo! Está na fase em que faz birras quando é contrariado: bate com o pé no chão, chora e grita. Diz "Assim fico triste..." e faz beicinho... Lindo!
É um papagaio. Fala muito, fala bem e correctamente. Desde muito pequenino. É o mais magrinho dos 3, o que tem as pernas mais fininhas. É muito esquisito a comer, mas vai comendo de tudo. Não gosta muito de mastigar, e às vezes, fica "horas" para comer a carne. Aliás, já ficou várias vezes 1 hora e meia na mesa, para jantar, saíndo directamente da mesa para a cama. Não vê muitos desenhos animados. Pouco interesse sem pela televisão. Prefere ficar deitado no chão a brincar com carrinhos.
É um miúdo muito amoroso. Já só usa fralda de noite, e para dormir a sesta. É extremamente autónomo nos xixis e cocós e já não precisamos de lhe perguntar se quer fazer. Quando quer, pede.
Gosta muito da escolinha e de fazer actividades. Adora animais, e diz que vai ter uma galinha como animal de estimação (?!) Não sei onde foi buscar essa ideia! LOL Adora dar passeios na zona da escolinha, e ver os galos, galinhas, gansos, patos, ovelhas e cavalos. São os benefícios de morar numa terriola.

A Mónica é uma bebé muito simpática e bem disposta. Está sempre a sorrir. é muito boa para comer. Come de tudo, e sempre sopa, prato e fruta, e pede sempre mais. Já anda muito bem e, nossa Senhora, como mexe em tudo! Abre as gavetas e as portas, deita tudo cá para fora. Temos de ter as portas da cozinha, das casas de banho e do meu quarto sempre fechadas. Tem uma atracção pela casa de banho... Se apanha algum irmão a fazer xixi, corre logo para lá, para poder mexer em tudo. Adora desenrolar o papel higiénico! E, aos 13 meses, já faz birras: com direito a contorções e a atirar-se para o chão, de costas. E bate mesmo com a cabeça! E que birras! E é má, arranha, puxa os cabelos e, menos frequentemente, morde. As vítimas mais frequentes são os irmãos, principalmente o Duarte. Vai tirar os brinquedos aos irmãos, e eles, em resposta, empurram-na! Já fala algumas coisas: olá, "táu (tchau)", "tá tá (já está)", "cá (anda cá)", "qué (quero / dá)", "man (mana/ mano)", e outras que não me lembro agora. É boa para dormir, é só deitar na cama. Não usa chucha, mas chucha no dedo. Nem quero imginar quando for para "tirar"...

é engraçado como são todos tão diferentes.
às vezes, é difícil. Admito. às vezes, dou um suspiro de alívio, depois de os deitar. às vezes, grito mais do que quero, ou perco a paciência, quando podia ter um bocadinho mais... Enfim, ninguém é perfeito...

5 comentários:

Maggie disse...

Eu tenho 2 e já me chega.
Ser Mãe é mto bom mas ninguém é Santo, uma Mãe tem direito a gritar tbém.

Tudo de bom
Maggie

Mnc disse...

Adorei conhecer melhor os teus filhotes.
Que tesouros!
Beijocas

Mami ( Sónia ) disse...

Eu vou a caminho do segundo e penso fiar por ai lol
Mas deve ser giro ter 3 filhos tão diferentes :)
Beijinhos

Carla Isabel disse...

Querida eu tb grito mais do que quero, mas faz parte...e sim eles são todos diferentes...:)

Maria Pereira disse...

Eu tenho 2 e às vezes tb sinto q devia ter mais paciência para com eles, imagino tu com 3! Mas vale a pena, são o que de melhor temos nas nossas vidas

Bjs e obrigada por me dares a conhecer os teus filhotes