Os pirralhos

baby babies baby growth

sexta-feira, 13 de julho de 2007

Vida sexual e pós-parto

Uma das respostas do desafio da Celine fez-me reflectir sobre umas dúvidas que tinha durante a gravidez e o pós parto.
Este post vai ser um pouquinho explícito, portanto, ser não gostarem, não leiam...

Sempre tive muito medo do parto. Tinha medo de como se processava e das mudanças que se iriam operar. Na verdade, tinha medo que estragasse alguma coisa lá em baixo. lol
Sempre tive uma vida sexual muito boa, sem complexos ou problemas.
Como tal, o parto vaginal fazia-me impressão.
Tinha medo da dilatação e da episiotomia. Tinha medo da fase de expulsão.
Tinha medo que o meu corpo não voltasse ao mesmo, que ficasse com cicatrizes e pior, que não voltasse a ter uma vida sexual satisfatória.

Como calculam, num parto com recurso a ventosas, foi-me feita episiotomia.
Mas a verdade é que acho que a iam fazer, quer usassem ventosas ou não.
Fui cosida: 4 pontos exteriores e não sei quantos pontos interiores. O pós parto foi relativamente bom. Tive dores, que combati com o Trifen 200, a cicatriz fez-me impressão, mas fiz lavagens com o Betadine vaginal, para não infectar...
Sentia a cicatriz - apesar de pequena - e fiquei com algum receio do retomar da nossa vida sexual.
Os primeiros dois meses da criança exigiram muito de nós, e simplesmente não estavamos disponíveis para esse aspecto da nossa vida conjugal.
Aos poucos, o desejo foi surgindo...
A nossa "primeira vez" após o parto não foi boa. Ou melhor, não foi...
Parecia que tinha ficado virgem outra vez, lol.
Sentia-me apertada, e era ligeiramente doloroso e incómodo.
Aos poucos fomos retomando, com algum cuidado, a nossa intimidade.
Agora, já está tudo bem.
Realmente, há vida sexual depois do parto!
Uma das coisas que tinha medo era se ficava com alguma cicatriz. Não é que aquela parte, em especial, seja bonita, mas ninguém quer ficar com uma cicatriz, seja em que parte do corpo for. lol
Não fiquei. Não fiquei com marca nenhuma.
8 meses depois o corpo retomou o seu aspecto anterior ao parto, na zona púbica.

Nota: Escrevi este post porque era uma coisa que eu gostava de ter lido quando estava grávida. Talvez assim, o medo do pós-parto não fosse tão grande.

16 comentários:

sol13 disse...

Concordo contigo....eu tb sempre tive muito medo.
E a vida sexual tb me preocupava bastante.....mas graças a deus com o tempo tudo ficou como dantes. Mas confesso que tivemos tempos dificeis.

Bjokas
Parabéns pelo post acho que é muito importante as pessoas lerem sobre isso

Ana Luísa disse...

Parabéns pela coragem de escreveres este post. É daqueles assuntos em que toda a gente pensa mas que ninguém 'fala'...
Também tinha os mesmos receios mas, felizmente, correu tudo bem.
Beijinhos

Celine disse...

É exactamente isso que se passou comigo também!! Fiquei virgem pela segunda vez!! As primeiras vezes depois do parto foram mesmo pessimas, lol!! Mas claro com o tempo foi melhorando e hoje já está como dantes!!! Beijinhos e claro que não fiquei chateada por teres posto outra menina é normal! Beijinhos para a Dani

Bia disse...

Adorei ler porque ainda tenho medo porque ainda não fui mãe.
Miguinha venho desejar-te um óptimo fim de semana,

Jinhos apertadinhos

Elizabete disse...

Eu concordo inteiramente!
Apesar de ter tido uma cesariana,o problema é o mesmo(excepto a cicatriz que é um pouco mais acima).Lembro-me que tambem só iniciei a minha vida sexual 2/3 meses depois e tambem nao foi nada fácil.A vergonha do corpo(que demorou muito tempo a ficar apresentável...mas já passou!

Obrigada pela visita ao meu cantinho!!
Gostei muito do teu e vou passar a visitar!!

Beijinho

PM disse...

Obrigada Claudia pelo teu carinho!!!
Tudo de bom!!
Beijocas ENORMES

Morena disse...

Por aqui tb não foi fácil depois da primeira gravidez. É como dizes, parece que ficamos virgens outra vez! Da segunda gravidez foi muito mais fácil (mas talvez se deva ao facto de não ter havido fórceps...)
Beijinhos

o segredo da lua disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
o segredo da lua disse...

Parabens por teres abordado um tema que nunca é falado nos babyblogs mas que é extremamente importante.
Sempre me quetionei pk que ninguem fala nisto como falam nas outras mudanças, ate parece que a vida sexual nao é afectada, mas acho que é vergonha.
Eu como nao tenho filhos, tenho todos esses medos e mais alguns e gostava muito que nao se falasse apenas de fraldas e amamentaçao, mas tambem deste tipo de problmas que nosafectam a todas.
Tambem ninguem fala da vida sexual durante a gravidez e é uma pena!!
Parabens e obrigada

perola&granito disse...

um excelente resto de fim de semana

Lilly disse...

:(( eu não estou nem de perto nem de longe igual ao que era... quer dizer!!! o parto já foi há mais de 5 meses e eu tenho dores horríveis de cada vez que... mas acho que o problema não é da cicatriz em si mas de uma infecção que eu devo de ter apanhado.
e com este cansaço reconheço que a minha vontade já não é a mesma... ah belos tempos!!!
espero mesmo recuperar, porque com um marido todo jeitoso na cama á minha espera e eu nada!!!
mas olha: é da maneira que não engravido outra vez, chiça!!!! ehehehe

mamã vera disse...

Tb a nossa 1ª vez depois do nascimento da Laura foi dificil e dolorosa... Teve de haver compreensão e muito carinho e amor!

Parabéns pelos 8 mesitos da Dani!

Beijocas

Mamã trintona disse...

Acho que todas as mulheres têm o mesmo receio.
Nunca pensei no pós-parto mas sim nas dores, a episiotomia, a cicatrização e a expulsão.
Mas, por incrível que pareça, no momento em que tive a certeza que tinha de ir para a maternidade pois estava a chegar o grande momento, não pensei em nada disso e todos os meus medos se dissiparam.
Quando ao recomeço da vida sexual, só a retomei quase 1 ano depois. Pois é... 1 ano depois. Foi poucos dias antes do meu filhote completar o seu primeiro aniversário.
Primeiro porque não me sentia preparada para tal e, depois, porque, com a vida stressante e cansativa que levo, nem sequer tenho vontade de o fazer.
Joquinhas
Sofia

Berta disse...

É verdade, a primeira vez após o parto está longe de ser a melhor. É o nosso corpo que está diferente, são as hormonas todas "malucas", é o cansaço... O importante é que haja carinho e compreensão, pois é apenas uma fase.
Beijinhos e obrigada por te lembrares de falar sobre isto!

Piggy Forever (Marta) disse...

Achei essencial ler este post, estou na minha 1ª gravidez e por ter tido uma ameaça de aborto os médicos disseram: "Nada de relações sexuais". Todos sabemos que uma vida sexual saudável é também um pilar de uma relação saudável, pois é um momento de entrega. E agora muito me custa não poder retomá-la até ter certeza que o bébé está bem, penso que me irá custar também quando o rebento nascer. Todas as dúvidas que li no teu post me passam pela cabeça, mas conforta-me saber que acaba por ser comum a todas nós e algo que inevitávelmente vai ser a prova de fogo de uma relação.

melogomes disse...

Olá! Adorei este post e foi muito bom tê-lo lido antes do parto! Assim como tu, não tenho medo do parto propriamente dito mas sim do pós parto e de como vou ficar "lá em baixo"! LOL! Infelizmente só tenho ouvido histórias com finais pouco felizes mas vejo que não é uma regra e que há vida sexual satisfatória após o parto! Tenho passado por aqui e aprendido muitas coisas, parabéns pelo teu blog e pela filhota linda :o) Tb tenho 30 anos e tb sou da margem sul (Moita)! Se puderes, passa no nosso cantinho (muito recente). http://familiacafecomleite.blogs.sapo.pt/
Beijo gd