Os pirralhos

baby babies baby growth

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

OIE !!!!!!!!

Desculpem andar tão ausente, mas o tempo não tem dado para tudo.
No seguimento do post em que me "marterizava" por me considerar, de vez em quando, fiz uma introspecção mental e decidi mudar algumas coisas... Afinal, os meus folhos são e hão-de sempre ser a minha melhor obra... Como tal, abdiquei de umas coisinhas, priorizei outras, e comecei a dedicar-me mais à minha filhota.

Agora, pintamos juntas, fazemos desenhos, lemos "tóias".
E, muito sinceramente, acho que tem resultado, principalmente a parte em que lemos TODAS as "tóias" dela (e olhem que são muitas... LOL) enquanto ela está sentada no bacio a fazer cocó e xixi.
E, acreditem ou não, resultou, pois o único cocó que a Daniela fez na fralda, desde sexta feira e até hoje de manhã, foi quando fomos jantar a casa dos meus amigos Cátia e Rui, e do namorado da minha filha, o Simão.

No sábado tivemos um dia muito preenchido: fomos de manhã à minha sogra, à tarde a um festa de aniversário de uma menina de 8 anos, e jantar a casa da Cátia e do puts Simão.
Minha amiga, adorei, adorei, adorei!!!! Não conhecia muito bem o teu irmão, mas acho que ele tem um sentido de humor fabuloso, tal como vocês. Finalmente temos tido tempo para conversarmos e nos conhecermos melhor! E devo dizer que estou gostar muito de vos conhecer!!!

Do Simão, sem palavras... é um puts 5 estrelas. E malandrinho... A minha "sossegada" Daniela ia sempre atrás dele! E saltar na cama? Uma grande novidade para a Dedé, porque a mamã não deixa!!!! LOL

A parte pior é que, com tanto passeio, o Duarte ficou constipado. Dá dó ver o meu menino tentar respirar pelo nariz, e tê-lo tão congestionado... E o que ele adora asdpirar o nariz?... imaginam a paixão... e o choro, também! Parece que o estão a matar...

E hojw, para começar bem a semana, fiquei, logo de manhã, fechada na parte de fora da casa, com os dois putos e sem chave, pois fechei a porta com a chave lá dentro!!!! Muito esperta! É o que dá as pressas. O que vale é que sou uma rapariga esperta e despachada e lá resolvi a situação.

Mas digo-vos uma coisa, se bebesse alcool, acho que tinha bebido um whisky para me acalmar do stress, logo de manhã!!!! Chiça!!

O que vale é que vamos passar o fim de semana fora, ao Alentejo! Arejar é que está a dar...
E hoje vou vender umas coisitas - roupa que já não serve - à Kid to kid.

terça-feira, 21 de outubro de 2008

não me apetece escrever um título a este post!

Temos uma pipoca cá em casa que está uma gralha e uma papagaia.
Fala, fala, fala... Repete, repete, repete...
Apesar das suas frases ainda serem muito espanholadas, já se faz perceber muito bem.

O mano - que está agora a palrar - está um simpático de primeira. Ri-se para toda a gente, conhecida ou não.

No fim de semana, tivemos a visita de um casal amigo e do seu filho, que é coleguinha da Dani na escolinha, o Simão.
Foram muitas as brincadeiras. Fico feliz por ver que eles interagem bem... e mais, que queriam o Duarte a brincar com eles.
Nós, os adultos, conversamos imenso - finalmente! - e deu para perceber o que temos em comum. Gostei muito, Cátia! Vocês são 5 estrelas!

Os preparativos para a festa da Dani estão quase prontos. E eu, qual criança, já estou ansiosa pela festa!

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

às vezes, acho que sou má mãe

porque não estou totalmente focada neles, nos meus dois filhos...
Não é que não esteja lá, presente, mas, às vezes, não "estou mesmo lá!".
Sinto que deixo a minha filha brincar sozinha muitas vezes.
Às vezes, irrito-me porque o Duarte já acordou e não me deixou acabar aquilo que estava a fazer.
Às vezes, sinto falta da minha vida profissional. E sinto-me mal com essa "saudade", que não é uma verdadeira saudade. É mais sentir falta daquele ritmo profissional.
E cada vez que vou ao Curso de Egiptologia, sinto mais que pertenço àquele mundo académico, àquele mundo da investigação. Não propriamente da Egiptologia, mas da Mesopotâmia.
Ás vezes, arrependo-me de não ter avançado com o mestrado em Historia Antiga.
Ontem, por exemplo, nos corredores da faculdade, encontrei o meu professor preferido. Aquele que me fez despertar para o Mundo Antigo, para os povos orientais (Assírios, Hititas, Aqueménidas...)
Gostei tanto quando ele me reconheceu e veio falar comigo, perguntando-me porque nunca mais me viu na Fac e o que andava a fazer...
E senti falta daquilo. De estudar aquilo.
às vezes, sinto que ando perdida, perdida em trabalhos que não são exactamente o que eu gosto, e com medo de arriscar nas coisas que realmente gosto. E isto porque o dinheiro faz sempre falta. Sempre. E não há como abandonar tudo para perseguir um sonho. E há os meus filhos, que são a coisa que mais amo, mais ainda que o meu marido.
E tenho 31 anos. Não é tarde demais.
Mas sabem aqueles objectivos que pretendemos realizar com os nossos filhos?... Aqueles que pensamos quando eles ainda estão em projecto, ou quando já estamos grávidas?
Eu desejava tanto "perder tempo" a desenhar com ela, a pintar desenhos com as mãos, a ensinar-lhe o básico das letras e numeros, e despertar-lhe o gosto para a leitura ou para o estudo... E parece que no dia a dia, nunca tenho tempo para isso.

E acho que lhe ralho demais. Não tenho paciência para as birras que ela faz: quando não quer comer, quando não quer dormir, quando simplesmente está cansada e faz birra por isso mesmo.
Sinto que não tenho paciência para isso. Já algumas vezes dei por mim a gritar para ela comer, ou mesmo a tentar obrigá-la a comer...
Sei que ninguém é perfeito, e nos nossos projectos mentais, tudo corre melhor, e essas birras ou impaciência nunca aconteceriam.
Mas não é esta a mãe que quero ser. Não é mesmo.
às vezes penso que penso demais, que tenho objectivos demais.
Não quero ter uma vida perfeita, nem pouco mais ou menos, mas queria aproximar-me mais daquela imagem de mãe, de mulher ou de profissonal que projecto na minha mente. Não tento copiar ou imitar ninguém. Apenas atingir aquilo a que ambiciono.

Mesmo assistindo a este curso, e estando a adorar, por dentro não deixo de pensar que mobilizo a minha familia toda, a nuclear e a parental, para o fazer. Os meus filhos e o marido vão para casa dos meus pais, e jantamos todos por lá, apenas para eu ir a esse curso.

E sinto sempre que, quando me dedico aos meus projectos, estou a tirar um bocadinho que poderia estar com os meus filhos.

"A vida é difícil", como dizia o Camilo de Oliveira.

Os meus devaneios...

terça-feira, 14 de outubro de 2008

...

O CURSO

Na quarta feira lá começei o curso de Egiptologia.
Muito interessante.
Cheguei à conclusão que tinha muitas saudades de assistir a aulas e a palestras.
Senti também uma pontinha de arrependimento por não me ter inscrito no Mestrado, este ano.
Acho que hei-de ser estudante a vida toda. Pouco me fascina tanto como o ambiente académico.

CONSULTA DOS 2 MESES (e 17 dias do Duarte)

O rapaz está muito bom.
Já pesa 6,185 kg e mede 60 cm. Já anda nos percentis 75.
Continua cabeçudo.
E é um simpático de primeira. Sorri para toda a gente. É um descarado, este meu desdentado.

GASTROENTERITE

Andou cá por casa, e pela escolinha. Atacou a minha menina, que esteve de quarta feira a sábado com diarreia e sem apetite.
Andou a papas de arroz, comida de dieta, banana e UL.
No domingo, se pudesse, comia este mundo e o outro. Felizmente.
Ontem já foi para a escolinha.

NOVO EMPREGO

Continuo à procura, embora não intensamente. Espero conseguir. Se não conseguir, também não é o fim do mundo.

Eu estou bem, vivendo intensamente o último mês de licença que aproxima... (ainda bem que guardei as férias para gozar depois da licença.)
Admito que tenho algumas saudades de voltar a trabalhar... mais da rotina, do que do próprio trabalho! LOL Já se que quando voltar a trabalhar me vou arrepender de ter dito isto.
Continuo a preparar a festinha dos dois anos da Daniela. Já falta pouco mais de um mês para a minha bebé fazer 2 anos.

Mas, a grande verdade é que, em 2 anos, minha vida mudou muito. As prioridades tornaram-se muito diferentes. Em 2 anos tive 2 filhos, e não me arrependo nada, nada, nada.

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Sem tempo para vir aqui

Olá queridas amigas

Sinto muito não estar a actualizar o blogue.
Os miúdos ainda estão um bocadinho constipados, mas nada de especial.

A mamã está bem, mas totalmente sem tempo para vir aqui postar novidades.
Ando muito atarefada a preparar a festinha do segundo aniversário da Daniela e a procurar um novo emprego.

E, para ajudar "à festa", na quarta feira começo um curso na área da minha licenciatura e futuro mestrado, para incrementar o meu curriculo académico. Este curso dura 10 semanas, e isso implica uma redução ainda maior do tempo disponível.

Prometo que vou tentar vir aqui sempre que possível.

Um beijinho grande,

Cláudia

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

a pior noite de sempre...

Esta noite deitei-me eram 23h30, depois do CSI Las Vegas.

Levantei-me às 23h40, às 00h00, às 00h51, à 01h50, às 2h35, às 4h40, às 6h55, altura esta em que desisti de (mal) dormir e levantei-me de vez...

E o que acasionou tão mau dormir? O pequeno Duarte.

Passo a explicar.
A Daniela esteve constipada este fim de semana. Nada de especial, só muitos espirros, muita ranhoca e nariz entupido. De resto, sem febre, nem mais nada. Começou assim na sexta e, no domingo à tarde já estava praticamente boa.

Na segunda feira à tarde, começa o Duarte com muitos espirros e nariz congestionado.
Claro está que o mano tinha de apanhar esta constipação.
Na segunda à noite, fomos à reunião de pais da escolinha dos miúdos - onde aproveitei para falar com a minha querida amiga Cátia, a mamã do Simão. Quase não dei para falar, porque a reunião, apesar de ter começado pouco depois das 21h, eram 23h e ainda decorria. Tinha o Duarte a dormir ao colo do pai, e Daniela, cansadíssima e cheia de sono ao meu colo.

Nessa noite, o Duarte já não dormiu muito bem. Estive com ele até à 1 hora da manhã, altura em que, depois de várias limpezas e aspirações ao nariz, decidi deitá-lo na espreguiçadeira, com a cabeceira levantada. Dormiu bem o resto da noite.

Ontem foi o descalabro. Apesar de ter passado relativamente bem o dia - fomos fazer a minha consulta de revisão de parto, e a consulta dele dos 2 meses. A consulta dele foi adiada para a próxima semana, devido à greve dos enfermeiros. Bolas!... - Até teve "sorte", porque ia levar 2 vacinas e acabou por não levar.

A noite foi o descalabro, como disse em cima. Nariz muito entupido, dificuldades em respirar, mesmo estando a dormir de novo na espreguiçadeira com a cabeceira elevada. Estive com ele várias vezes na sala de estar - para não acordar o pai e a mana - para lhe aspirar o nariz. Agora, está a dormir no ovo, que é o que tem a cabeceira mais elevada, e está a dormir bem.

Em 2 anos de maternidade, esta foi a minha pior noite. E a do pequeno Duarte, também, coitadinho!

PS - A minha sorte continuou. Ontem deixei a mala do Duarte acessível à Daniela. Resultado: chego à sala e a Daniela tinha a boca cheia de creme Lutsine (para o rabinho). Estava entretida a ver o Canal Panda e a comer creme! Limpei-lhe a boca, língua e dentes de creme e liguei para a Saúde 24. A Enfermeira ficou preocupada e passou-me a chamada para o Centro de Informação Anti-Venenos. O Médico de lá descansou-me e disse para lhe dar leite ou iogurte. E para não me preocupar...

Acho que ganhei mais uns quantos cabelos brancos, esta noite!